Vantagens da Reciclagem

    Economia de recursos naturais

 

  A

Redução dos custos das matérias-primas - a pasta de aparas é mais barata que a celulose comercial.
Uma arvore captura 132,8 Kg de Carbono. Segundo estimativas de alguns órgãos especializados em reciclagem, para cada tonelada de papel reciclado, além da economia de recursos naturais diversos, ainda preserva de 15 a 30 árvores, conseqüentemente 4 toneladas de carbono para cada tonelada de papel.

 

 

    Evita o desperdicio de água

 

  A

Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000lt de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000lt/ton.

 

 

 

 

 

    Redução da poluição

 

  A

Teoricamente as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não realizam investimentos em controle ambiental. 

 

 

 

 

    Economia de divisas estrangeiras

 

  A

Por incrível que pareça, o Brasil importa aparas regularmente, com o objetivo de equilibrar preços e estabilizar o suprimento no mercado doméstico. Só em 1989 importamos 35 mil toneladas de papel velho dos Estados Unidos, o que equivale a mais de US$ 3,5 milhões.